As perguntas e observações vão variar para imóveis comprados na planta e para imóveis prontos (novos e usados) Abaixo, você lê algumas orientações para cada tipo de compra e, se preferir, pode baixar o PDF com o checklist completo para você imprimir e levar no dia em que for ver o imóvel.
Se você for comprar um imóvel na planta
Com o aquecimento da construção, é muito comum adquirir um imóvel na fase em que ele só existe no papel. “Muita gente compra apenas baseada no folheto do empreendimento”, afirma o engenheiro Flavio Figueiredo, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape-SP). “Um imóvel na planta é mais que isso: tem que ter incorporação registrada, projeto e especificações técnicas, entre outros aspectos.”
Se você for comprar um imóvel pronto (novo ou usado)
Comece perguntando a idade do edifício ou da casa e, para saber sobre as instalações elétricas e hidráulicas, indague a respeito de manutenções recentes. “Se for preciso reformar as redes de energia, água e esgoto do prédio, vai pesar no bolso e demorar”, alerta o engenheiro civil Marcos Penteado, de São Paulo. Ele recomenda levar um arquiteto ou engenheiro para avaliar o estado do imóvel. “Antes de comprar, identifique os problemas da casa ou do apartamento e a urgência de cada um, pois, se não forem resolvidos antes da mudança, podem custar muito caro no futuro.”
Fonte: (Publicado em 17 de Fevereiro de 2012 -Texto: Cecilia Arbolave Reportagem visual: Gustavo Curcio e Rebeca Simone Fotos: Adri Felden_)http://casa.abril.com.br/materia/checklist-da-casa-propria
Nenhum comentário:
Postar um comentário